Atividade Física, Exercício Físico e Aptidão Física

As terminologias atividade física, exercício físico e aptidão física são utilizadas de forma equivocada, por vezes, sendo confundidas uma com a outra.

Por Iago Lima em Exercício é Remédio

21.abr.2020 · 17 mins para ler

A atividade física

É definida como qualquer movimento corporal, produzindo pela musculatura esquelética, portanto voluntário, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso1,2.

Tendo componentes e determinantes de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental, e pode ser exemplificada por atividades ocupacionais (trabalho), atividades da vida diária (vestir-se, banhar-se), deslocamento (transporte) e atividades de lazer como: jogos, lutas, danças, esportes e exercícios físicos3,4.

Este gasto energético é medido em quilocalorias, expresso como uma taxa (kcal por unidade de tempo), a quantidade de energia gasta por cada pessoa é variada, podendo ser baixo à alto. O volume total de gasto calórico associado à atividade física e é determinada pela quantidade de massa muscular que está produzindo movimentos corporais de acordo com a intensidade, duração e frequência de contrações musculares5.

É qualquer movimento corporal. Em outras palavras é tudo aquilo que se faz no dia a dia. Por exemplo, limpar a casa, brincar com os filhos, caminhar até a padaria, passear com o seu cachorro, subir e descer escadas.

Atividade Física
Atividade Física

A atividade física não é algo programado. Acontece pela necessidade natural do ser humano de existir. E ela não deve ser menosprezada. Quem vive no excesso de controle e automação, usar o carro para tudo e evitar qualquer movimento corporal poderá ser prejudicial a saúde além de poder ganhar uns quilos extras.

Exemplos de Atividade Física do nosso cotidiano:

  • Deslocamentos (caminhar, passear com o cachorro);
  • Tarefas domésticas (cozinhar, limpar a casa);
  • Atividades da vida diária (vestir-se, banhar-se);
  • Atividades de lazer (Jogos, Lutas, Danças, Esportes).

O exercício físico

Exercício físico consiste em atividade física planejada, estruturada e repetitiva e tem como objetivo a melhora ou a manutenção da aptidão física. Por sua vez, aptidão física é um conjunto de atributos voltados à saúde ou relacionados às habilidades, que podem ser medidos por meio de testes específicos para cada um de seus componentes 1,4,6.

O exercício, então, é uma subcategoria da atividade física e pode constituir toda uma parte da atividade diária ou parcial, exceto o sono. No entanto, é provável que seja uma parte importante entre algumas categorias da atividade física.

Basquetebol - Exercício Físico
Exercício Físico

Por exemplo, praticamente todo o treino de condicionamento físico e muitas atividades esportivas são realizadas para melhorar ou manter componentes de aptidão física. Nesses casos, eles são planejados, estruturados e, na maioria das vezes, repetitivos.

Atividades como tarefas ocupacionais, domésticas, deslocamentos e muitas tarefas diárias normalmente são realizadas de forma tão eficiente que tem pouca consideração com a aptidão física e muitas vezes são estruturadas com a manutenção do gasto energético como objetivo.


A aptidão física

Para a maioria das pessoas, uma mudança de comportamento e hábitos na direção da manutenção regular de atividade física satisfatória requer grandes esforços individuais.

E para efetuar com eficiência, menos estresse, fadiga física e mental, é necessário possuir um corpo apto, saudável e condicionado as adversidades do estilo de vida moderno do século XXI.

Nesse contexto geral a aptidão física é a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço, está relacionada à saúde e também a pratica de atividades físicas em vários momentos, pois precisamos de muitas das qualidades físicas para executar diferentes tarefas do dia a dia7.

Como pegar algo que cai no chão é preciso de um mínimo de flexibilidade para poder abaixar e pegar, e cada vez mais vemos pessoas com essa dificuldade por não praticar atividades físicas.

A aptidão física significa, de uma forma geral, a capacidade e o estado de rendimento do ser humano, assim como a disposição atual para uma determinada área de atuação.

Leila Araújo - Studio ORIGO - Sala de Equilíbrio
Aptidão Física na Saúde

Essa definição geral inclui todas as dimensões de personalidade e de campos de ação e deixa o objetivo em aberto, representando apenas “o estado de ser apto” para uma meta qualquer8.

Por sua vez, pode ser definida como a capacidade de realizar atividades físicas, distinguindo-se em duas abordagens, a aptidão física relacionada à performance motora, que inclui componentes necessários para uma rendimento máximo no trabalho ou nos esportes.

E aptidão física relacionada à saúde, que congrega características que, em níveis adequados, possibilitam mais energia para o trabalho e o lazer, proporcionando, paralelamente, menor risco de desenvolver doenças ou condições crônico-degenerativas associadas à baixos níveis de atividade física habitual

Segundo Dr. Kenneth Cooper9 a aptidão física é um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um não apenas realizar as tarefas diárias, as ocupações ativas das horas de lazer e enfrentar emergências imprevisíveis sem fadiga excessiva, mas também ajuda a evitar doenças hipocinéticas.

Os componentes da aptidão física relacionada à saúde incluem as capacidades físicas que mais se destacam na boa funcionalidade para a saúde e que podem ser mais influenciados pelas atividades físicas habituais:

  • Resistência Cardiorrespiratória (habilidade de os sistema circulatório e respiratório fornecerem oxigênio durante a atividade física sustentada);
  • Força Muscular (habilidade de o músculo vencer uma resistência);
  • Resistência Muscular (habilidade de o músculo continuar a trabalhar sem se fadigar);
  • Flexibilidade (amplitude de movimento máxima em uma articulação);
  • Composição Corporal (as quantidades relativas de músculo, gordura, osso e partes relativas do corpo).

Adaptado de: The President’s Council on Physical Fitness and Sports e U.S Department of Health and Human Services2.


A aptidão física relacionada na saúde

Uma boa aptidão física na saúde é fundamental para os humanos tanto na saúde quanto no desempenho. Maior nível de aptidão cardiorrespiratória está associada com o risco reduzido de se morrer da principal causa de morte no Mundo, as doenças cardiovasculares10 .

Cooper9 chamou a resistência cardiorrespiratória de “Capacidade Aeróbica” e deu a seguinte definição: “Aeróbica refere-se a uma variedade de exercícios que estimulam a atividade do coração, dos pulmões durante um período suficientemente longo para produzir mudanças benéficas para o corpo.

Correr, nadar, pedalar, são exercícios tipicamente aeróbicos, e há muitos outros, têm uma coisa em comum: ao trabalhar com intensidade é exigido bastante demanda de oxigênio, e uma série de adaptações centrais e periféricas que serão necessárias para melhora da eficiência humana nas atividades.

Pode-se reconhecer como uma das aptidões que mais pode contribuir na saúde de forma geral. Uma boa aptidão cardiorrespiratória também torna possível que os humanos participem de muitas atividades da vida diária, ocupacionais e recreacionais.

De acordo com Pate11, a aptidão física relacionada à saúde estaria associada à capacidade de realizar atividades do cotidiano com vigor e energia. Demonstrando traços e capacidades associadas a um baixo risco para o desenvolvimento de doenças crônicos-degenerativas.

É importante citar que a inatividade física tem uma grande participação negativa em parâmetros de saúde como: musculoesquelética e metabólica, fornecendo modelos de doenças relevantes para síndrome metabólica, diabetes tipo 2, doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA), sarcopenia, osteopenia e osteoporose12.

Em indivíduos não treinados, mesmo uma redução de curto prazo na atividade física tem um impacto significativo no metabolismo das proteínas e dos carboidratos do músculo esquelético, causando resistência anabólica e resistência periférica à insulina, respectivamente. 

De uma perspectiva metabólica, a resistência à insulina periférica induzida por inatividade a curto prazo no músculo esquelético e no tecido adiposo, com conseqüente acúmulo de triglicerídeos no fígado, leva à resistência à insulina hepática e a uma dislipidemia característica. Concomitantemente, vários fatores relacionados à inatividade contribuem para um declínio na função; uma redução na aptidão cardiorrespiratória, massa muscular e força muscular.


A aptidão física relacionada na performance motora

A notável capacidade humana de executar habilidades é uma característica fundamental de nossa existência.

Leila Araújo - Natação - Aptidão Física no Rendimento
Aptidão Física no Rendimento

As habilidades humanas tomam várias formas, obviamente – desde aquelas que enfatizam o controle e a coordenação de nossos grupos musculares, desde atividades que empregam um uso relativamente maior de recrutamento muscular como os esportes e atividades que exijam grande grupamentos musculares, e os menores grupos musculares devem ser sintonizados de maneira precisa, como na digitação ou atividades de precisão13.

Em geral no amplo espectro do comportamento da habilidade é útil compreender que muitas características comuns estão subjacentes à performance de habilidades associadas a situações de atividades diárias, industriais, militares, esportiva e reaquisição das capacidades de movimento perdidas devido a lesões ou AVC.

Os seres humanos nascem com a capacidade de produzir muitas habilidades e é necessário maturação e experiência para produzi-las de maneira quase completa e eficiente.


Considerações Finais

A atividade física continua a desempenhar um papel cada vez mais  importante na prevenção e no tratamento de várias doenças crônicas, outras enfermidades e seus fatores de risco. 

Ser fisicamente ativo é uma das ações mais importantes que podemos adotar para manter e desenvolver uma saúde física, emocional e cognitiva.

A inatividade física e o comportamento sedentário contribuem para baixos níveis de gasto energético e estão associados a muitos efeitos prejudiciais, incluindo perda de condicionamento aeróbico e declínio musculoesquelético e cognitivo12.

O tempo sedentário pode ser responsável por 60% das horas de vigília (6 a 10 h / dia) e comportamentos como assistir à TV estão associados a um risco aumentado de mortalidade por todas as causas e cardiovascular, independentemente do fumo, hipertensão, hipercolesterolemia e dieta14.

A prática da atividade física regular promove e desenvolve as pessoas se sentirem melhor, funcionarem mentalmente e emocionalmente com mais equilíbrio, dormir melhor e reduzindo o risco de diversas doenças crônicas.

Os mais variados benefícios para a saúde começam imediatamente após o exercício físico e principalmente quando existe uma adesão regular, e  em conjunto com a atividade física promovem maiores benefícios.

E sem desculpas, as pesquisas confirmam que praticamente todos ganham benefícios: homens e mulheres de todas as raças e etnias, crianças pequenas a adultos mais velhos, mulheres grávidas ou pós-parto (primeiro ano após o parto), pessoas vivendo com uma condição crônica ou deficiência e indivíduos que desejam reduzir o risco de doenças crônicas.

As evidências sobre a saúde beneficiam atividade física regular e está bem estabelecida, e para alcançar os benefícios da atividade física depende em nossos esforços pessoais para aumentar a atividade em nós mesmos, família, amigos, e colegas.


Referências

1: Caspersen, C.J.; Powell, KE.; Christenson G.M. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Rep. 1985;100(2):126–31.

2: Corbin, C.B.; Pangrazi, R.P.; Franks, B. Don. The President’s Council on Physical Fitness and Sports. Definitions — Health, Fitness, and Physical Activity. Series 3, n9, Mar 2000.

3: Nahas, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 2a Ed. Londrina: Midiograf, 2001.

4: Pitanga, F.J.G. Epidemiologia da atividade física, exercício físico e saúde.  2a Ed. São Paulo: Phorte, 2004.

5: Taylor, H.L., et al.: A questionnaire for the assessment of leisure time physical activity. J Chronic Dis 31: 741-755, 1978.

6: ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. Lippincott Williams & Wilkins: 9th ed. 2014.

7: Barbanti, V.J. Aptidão Física Um Convite à Saúde. São Paulo: Editora Manole, 1990.

8: Weineck, J. Atividade física e esporte: para quê? Barueri, SP: Manole, 2003.

9: Cooper, K.H. The New Aerobics. New York: M. Evans and Co, 1970.

10: OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Doenças Cardiovasculares.

11: Pate, R.R. The Evolving definition of physical fitness. Quest, v.40, p.174-179, 1998.

12: Davies, K.A.B.; Pickles, S. et al.: Reduced physical activity in young and older adults: metabolic and musculoskeletal implications. Ther Adv Endocrinol Metab. Vol. 10: 1-15, 2019.

13: Schmidt, R.A. & Lee, T. D. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à aplicação. 5a Ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

14: Owen, N., et al. Too Much Sitting: The Population-Health Science of Sedentary Behavior. Exerc Sport Sci Rev. Jul; 38(3): 105–113, 2010.

Compartilhe

Leitura Relacionada

Newsletter

Receba novidades e promoções exclusivas do Studio origo.

Email inválido! Por favor, verifique e tente novamente.