Dia Mundial de luta contra o Tabaco – 31º de Maio

Data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Por Iago Lima em Datas Comemorativas

31.maio.2020 · 7 mins para ler

O Dia Mundial Sem Tabaco, foi criado em trinta e um de maio de 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS)1 para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Tendo como objetivo de sobreavisar os diversos danos causados à saúde, seja de maneira passiva ou ativa.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, e é o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo. Além disso, é uma condição importante para complicações da COVID-192.


COVID-19 e o Tabagismo

Tabagismo e o potencial risco para COVID-19 em fumantes3 parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca.

Grande parte do foco global na prevenção e interrupção do tabaco se concentra em mortes respiratórias, cardiovasculares, câncer e doenças crônicas não-transmissíveis. Durante a pandemia da doença de coronavírus (COVID-19), a questão do tabagismo e o risco de infecção respiratória aguda são novamente tópicos.

O risco de complicações infecciosas é, no entanto, o predomínio foco e preocupação nos países de baixa e média renda, particularmente durante pandemias. Alguns países, por exemplo, África do Sul4 e Índia5, proibiram a venda de produtos de tabaco durante os períodos de bloqueio.

Se esta proibição é justificada e apoiada por evidências de danos causados pelo efeito combinado do uso de tabaco e COVID-19 é incerta, assim como se é de esperar que os fumantes atuais simplesmente parem durante uma pandemia.

A utilização do tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudicando os mecanismos de defesa do organismo, podendo provocar uma série de complicações como: aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, osteoporose, trombose vascular, problemas respiratórios, fadiga, redução do desempenho esportivo, impotência sexual no homem e complicações na gravidez em mulheres.

Além disso, os fumantes estão mais vulneráveis ao risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Mais frequentemente são acometidos de afecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose.

sem tabaco

Epidemiologia do tabagismo

A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

A OMS afirma ainda que cerca de 80% dos mais de um bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda onde o peso das doenças e mortes relacionadas ao tabaco é maior6.


Consequências do tabagismo

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, sendo responsável por mais de dois terços das mortes por essa doença no mundo. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais frequente. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostram que 27.833 pessoas foram a óbito em 2017 devido a essa causa. Entretanto, as consequências dos cigarros não são apenas essas7.

O Brasil conta atualmente com cerca de 20 milhões de fumantes. De acordo com o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o fumo ocasiona mais de mil mortes por dia. Além disso, fumantes têm de duas a três vezes mais risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), doença isquêmica do coração e doença vascular periférica, e de 12 a 13 vezes mais risco de ter doença pulmonar obstrutiva crônica.

O número de mortes e internações é maior quando se considera que o tabagismo causa outras doenças. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2015, as mortes com relação direta ao uso do tabaco foram: doenças cardíacas (34.999); doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC (31.120); outros cânceres (26.651); câncer de pulmão (23.762); tabagismo passivo (17.972); pneumonia (10.900) e por acidente vascular cerebral – AVC (10.812).


Quer ajuda para parar de fumar?

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)8 é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo no SUS, em parceria com estados e municípios e Distrito Federal.

A rede foi organizada, seguindo a lógica de descentralização do SUS para que houvesse o gerenciamento regional do Programa tendo como premissa a intersetorialidade e a integralidade das ações. Cabe lembrar que desde 1989, o INCA desenvolve ações voltadas para o tratamento do tabagismo9.

Os riscos que o cigarro traz não se restringem ao câncer de pulmão. Benefícios de parar de fumar, por outro lado, são incontestáveis. Vamos aderir esse movimento para uma forma mais ativa e saudável de viver!


Referências

1:https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=406:dia-mundial-sem-tabaco&Itemid=463

2:https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tabagismo-e-coronavirus

3:https://www.thelancet.com/journals/lanres/article/PIIS2213-2600(20)30239-3/fulltext

4: https://www.bbc.com/news/world-africa-52772186

5:https://economictimes.indiatimes.com/news/politics-and-nation/28-states-uts-ban-smokeless-tobacco-products-spitting-due-to-coronavirus/articleshow/75657382.cms?from=mdr

6: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/tobacco

7:https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46785-brasil-reduz-em-38-o-habito-de-fumar-em-14-anos#:~:text=A%20preval%C3%AAncia%20de%20fumantes%20%C3%A9,anos%20e%20mais%20de%20escolaridade

8: https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tratamento

9: https://www.inca.gov.br./tabagismo

Compartilhe

Leitura Relacionada

Newsletter

Receba novidades e promoções exclusivas do Studio origo.

Email inválido! Por favor, verifique e tente novamente.